A programação da COP30, maior evento sobre clima do planeta, acontecerá entre os dias 10 a 21 de novembro em Belém. Apesar da Zona Azul ser um espaço fechado no pavilhão do Parque da Cidade, onde ocorrem as negociações e acordos entre chefes de estado e delegações, a cidade inteira será tomada por uma programação efervescente e aberta ao público. Além da Zona Verde, oficial da COP30, diversos espaços de organizações da sociedade civil, empresas e movimentos sociais vão oferecer programações independentes e conteúdo de qualidade para mergulhar fundo nas temáticas de sustentabilidade e mudanças climáticas.
Belém+10
O espaço Belém+10: Clima, Natureza e Desenvolvimento é promovido pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), Conservação Internacional (CI-Brasil) e The Nature Conservancy (TNC). Tem como missão ser um espaço plural que fomenta diálogos entre a sociedade civil global, líderes de governos nacionais e subnacionais e a iniciativa privada para a construção de soluções. O pavilhão terá 150 m² na Zona Verde da COP30, com rodas de conversa, exposições, apresentações culturais e sala de reunião para encontros agendados.
Endereço: Parque da Cidade de Belém, embarque/desembarque nas vias Av. Visconde de Inhaúma e Av. Rômulo Maiorana.
Casa da Sociobioeconomia
A Casa da Sociobioeconomia será o principal espaço da Conexsus durante a COP30 para promover um ecossistema de negócios de impacto socioambiental, sobretudo os de base comunitária, para ampliar a sua contribuição para a geração de renda no campo, conservação de biomas ameaçados e manutenção da floresta em pé. Será um ponto de encontro para lideranças comunitárias, organizações da sociedade civil, governos e financiadores que reconhecem a sociobioeconomia como caminho essencial para enfrentar a crise climática e promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia.e valorizar o protagonismo dos povos da floresta e comunidades tradicionais.
Endereço: Hostel Antonieta – Avenida Governador José Malcher, 592 Nazaré, Belém, Brazil 66040-282
Casa Balaio
Localizado entre o Theatro da Paz e a Basílica de Nazaré, a Casa Balaio é um espaço de encontros, debates e ativações voltados à cultura, inovação e sustentabilidade antes, durante e depois da COP30. Idealizada pelas agências Alter Conteúdo Relevante e Jambo Comunicação, nasce para conectar marcas, ideias e territórios durante a Conferência. Além das atividades, o piso térreo abriga o restaurante Sumo, liderado pela chef Ester Serruya.
Endereço: Av. Nª Sra. de Nazaré, 669 – NazaréBelém – PA, 66035-135
Casa do Sul Global
A Casa do Sul Global é uma iniciativa das redes Alianza Socioambiental Fondos del Sur e Rede Comuá, em parceria com a Rede de Fundos Comunitários da Amazônia Brasileira e o movimento #ShiftThePower. O objetivo é incidir nos debates sobre financiamento para clima e natureza, promovendo uma lógica mais justa e descentralizada, transformando o financiamento em uma ferramenta de justiça socioambiental para comunidades dos territórios do Sul Global.
Endereço: Canto, localizado no primeiro andar do Edifício Manoel Pinto da Silva
Av. Serzedelo Corrêa, 15 – Nazaré, Belém – PA, 66035-400
Casa das ONGs
A Casa das ONGs é uma iniciativa da Abong, com participação da Rede Cardume de comunicação. O espaço busca promover debates entre organizações da sociedade civil durante a COP30, desenvolvendo estratégias coletivas de atuação e pautando as necessidades para o próximo período. A proposta é criar um local de socialização entre sociedade civil, formadores de opinião, imprensa e financiadores. O edital Casa das ONGs recebeu propostas de organizações para mesas de debate, oficinas e outras atividades relacionadas à conferência.
Endereço: Rua Cônego Jerônimo Pimentel, 315 – Umarizal – Belém (PA) – 66055-080.
Casa BNDES
A Casa BNDES terá programação antecipada, de 3 a 22 de novembro, das 16h às 22h. O espaço será um centro cultural que celebra a troca de experiências e a valorização da cultura local durante a COP30. Artistas, produtores culturais, criadores de conteúdo, pesquisadores e coletivos da agricultura familiar estão convidados a inscrever propostas para integrar a programação cultural, artística e a feira da sociobiodiversidade.
Endereço: Conjunto dos Mercedários – UFPA, Blvd. Castilhos França, s/n, em frente à entrada de carros da Estação das Docas
Encontro Tapiri Ecumênico e Inter-religioso
A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) marca presença no Tapiri Ecumênico e Inter-religioso da Cúpula dos Povos entre os dias 11 e 16 de novembro, com uma programação voltada ao diálogo inter-religioso, à justiça climática e à defesa dos territórios. O espaço reunirá lideranças indígenas, quilombolas, religiosas, de terreiros, juventudes e mulheres em debates sobre racismo ambiental, transição justa e soberania dos povos.
Endereço: Catedral Anglicana de Santa Maria – Av. Serzedelo de Corrêa, 446, Nazaré, Belém (PA), 66033-265
Casa Diálogo
A Casa Diálogo será o principal espaço do Inter-American Dialogue, com programação nos dias 11 e 12 de novembro. O local reunirá lideranças empresariais, acadêmicas e representantes da sociedade civil a fim de conectar o conhecimento técnico e científico produzido por instituições de excelência com as práticas e experiências locais, ampliando a compreensão global sobre a importância da Amazônia para o equilíbrio do planeta e fortalecendo pontes entre governos, setor privado e comunidades.
Endereço: Tv. Campos Sales, 493 – Campina, Belém – PA, 66017-180