Início COP30 Oito lugares inspiradores para participar da COP30 mesmo se você não tem...

Oito lugares inspiradores para participar da COP30 mesmo se você não tem credencial da Blue Zone ou carta da UNFCCC

Além da Zona Verde, oficial da COP30, diversos espaços de organizações da sociedade civil, empresas e movimentos sociais vão oferecer programações independentes e conteúdo de qualidade para mergulhar fundo nas temáticas de sustentabilidade e mudanças climáticas.

11
0

A programação da COP30, maior evento sobre clima do planeta, acontecerá entre os dias 10 a 21 de novembro em Belém. Apesar da Zona Azul ser um espaço fechado no pavilhão do Parque da Cidade, onde ocorrem as negociações e acordos entre chefes de estado e delegações, a cidade inteira será tomada por uma programação efervescente e aberta ao público. Além da Zona Verde, oficial da COP30, diversos espaços de organizações da sociedade civil, empresas e movimentos sociais vão oferecer programações independentes e conteúdo de qualidade para mergulhar fundo nas temáticas de sustentabilidade e mudanças climáticas.
 

Belém+10
O espaço Belém+10: Clima, Natureza e Desenvolvimento é promovido pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), Conservação Internacional (CI-Brasil) e The Nature Conservancy (TNC). Tem como missão ser um espaço plural que fomenta diálogos entre a sociedade civil global, líderes de governos nacionais e subnacionais e a iniciativa privada para a construção de soluções. O pavilhão terá 150 m² na Zona Verde da COP30, com rodas de conversa, exposições, apresentações culturais e sala de reunião para encontros agendados.

Endereço: Parque da Cidade de Belém, embarque/desembarque nas vias Av. Visconde de Inhaúma e Av. Rômulo Maiorana.
 

Casa da Sociobioeconomia
A Casa da Sociobioeconomia será o principal espaço da Conexsus durante a COP30 para promover um ecossistema de negócios de impacto socioambiental, sobretudo os de base comunitária, para ampliar a sua contribuição para a geração de renda no campo, conservação de biomas ameaçados e manutenção da floresta em pé. Será um ponto de encontro para lideranças comunitárias, organizações da sociedade civil, governos e financiadores que reconhecem a sociobioeconomia como caminho essencial para enfrentar a crise climática e promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia.e valorizar o protagonismo dos povos da floresta e comunidades tradicionais.

Endereço: Hostel Antonieta – Avenida Governador José Malcher, 592 Nazaré, Belém, Brazil 66040-282
 

Casa Balaio
Localizado entre o Theatro da Paz e a Basílica de Nazaré, a Casa Balaio é um espaço de encontros, debates e ativações voltados à cultura, inovação e sustentabilidade antes, durante e depois da COP30. Idealizada pelas agências Alter Conteúdo Relevante e Jambo Comunicação, nasce para conectar marcas, ideias e territórios durante a Conferência. Além das atividades, o piso térreo abriga o restaurante Sumo, liderado pela chef Ester Serruya.

Endereço: Av. Nª Sra. de Nazaré, 669 – NazaréBelém – PA, 66035-135
 

Casa do Sul Global
A Casa do Sul Global é uma iniciativa das redes Alianza Socioambiental Fondos del Sur e Rede Comuá, em parceria com a Rede de Fundos Comunitários da Amazônia Brasileira e o movimento #ShiftThePower. O objetivo é incidir nos debates sobre financiamento para clima e natureza, promovendo uma lógica mais justa e descentralizada, transformando o financiamento em uma ferramenta de justiça socioambiental para comunidades dos territórios do Sul Global.

Endereço: Canto, localizado no primeiro andar do Edifício Manoel Pinto da Silva
Av. Serzedelo Corrêa, 15 – Nazaré, Belém – PA, 66035-400
 

Casa das ONGs
A Casa das ONGs é uma iniciativa da Abong, com participação da Rede Cardume de comunicação. O espaço busca promover debates entre organizações da sociedade civil durante a COP30, desenvolvendo estratégias coletivas de atuação e pautando as necessidades para o próximo período. A proposta é criar um local de socialização entre sociedade civil, formadores de opinião, imprensa e financiadores. O edital Casa das ONGs recebeu propostas de organizações para mesas de debate, oficinas e outras atividades relacionadas à conferência.

Endereço: Rua Cônego Jerônimo Pimentel, 315 – Umarizal – Belém (PA) – 66055-080.
 

Casa BNDES
A Casa BNDES terá programação antecipada, de 3 a 22 de novembro, das 16h às 22h. O espaço será um centro cultural que celebra a troca de experiências e a valorização da cultura local durante a COP30. Artistas, produtores culturais, criadores de conteúdo, pesquisadores e coletivos da agricultura familiar estão convidados a inscrever propostas para integrar a programação cultural, artística e a feira da sociobiodiversidade.

Endereço: Conjunto dos Mercedários – UFPA, Blvd. Castilhos França, s/n, em frente à entrada de carros da Estação das Docas
 

Encontro Tapiri Ecumênico e Inter-religioso
A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) marca presença no Tapiri Ecumênico e Inter-religioso da Cúpula dos Povos entre os dias 11 e 16 de novembro, com uma programação voltada ao diálogo inter-religioso, à justiça climática e à defesa dos territórios. O espaço reunirá lideranças indígenas, quilombolas, religiosas, de terreiros, juventudes e mulheres em debates sobre racismo ambiental, transição justa e soberania dos povos.

Endereço: Catedral Anglicana de Santa Maria – Av. Serzedelo de Corrêa, 446, Nazaré, Belém (PA), 66033-265
 

Casa Diálogo

A Casa Diálogo será o principal espaço do Inter-American Dialogue, com programação nos dias 11 e 12 de novembro. O local reunirá lideranças empresariais, acadêmicas e representantes da sociedade civil a fim de conectar o conhecimento técnico e científico produzido por instituições de excelência com as práticas e experiências locais, ampliando a compreensão global sobre a importância da Amazônia para o equilíbrio do planeta e fortalecendo pontes entre governos, setor privado e comunidades.

Endereço: Tv. Campos Sales, 493 – Campina, Belém – PA, 66017-180

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui