Início Noticias ONG Banco de Alimentos mobiliza escolas para a Gincana Social

ONG Banco de Alimentos mobiliza escolas para a Gincana Social

8
0

Movimento reúne instituições de ensino de todo o país e acontece em alusão ao Dia Internacional da Alimentação

O Programa OBA nas Escolas, da ONG Banco de Alimentos, está mobilizando instituições de ensino de todo o país para participarem da Gincana Social 2025, uma oportunidade de alimentar milhares de pessoas em vulnerabilidade social. Escolas, universidades, professores, gestores, alunos, famílias e toda a comunidade escolar podem participar. Esta é a 4ª edição da Gincana Social, que acontece sempre em outubro, em alusão ao Dia Internacional da Alimentação, celebrado no dia 16.

“Acredito que é pela educação que se conquista a verdadeira transformação social, capaz de levar a um mundo com menos fome no futuro. Enquanto a ONG Banco de Alimentos combate a fome hoje, o Programa OBA nas Escolas, por meio do Projeto Inteligência Social, trabalha para evitar que haja fome no futuro. Conteúdos e vivências práticas são levadas para os alunos para promover conhecimento, empatia e engajamento, inspirando-os a fazer escolhas profissionais e de vida em prol do bem comum”, afirma Luciana Quintão, fundadora e presidente da ONG Banco de Alimentos.

Em todas as escolas, os alunos são incentivados a trazer alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, óleo, leite em pó, açúcar, atum e sardinha em lata, milho e ervilha em conserva, e outros. Já estão participando escolas de São Paulo, Distrito Federal, Amazonas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Minas Gerais e Ceará. Os alimentos arrecadados serão doados às 65 instituições cadastradas na ONG Banco de Alimentos, que atendem continuamente 38 mil pessoas em vulnerabilidade.

O objetivo da gincana não é ser uma competição, mas um movimento educacional que leva para dentro das escolas atividades práticas de empatia, colaboração e responsabilidade social.

Para participar, é só se inscrever no site projetointeligenciasocial.com.br. A inscrição é gratuita e a arrecadação dos alimentos pode ser realizada até o dia 10 de dezembro. A ONG providencia todo o material necessário, como caixas de coleta e cartazes, e se responsabiliza pela retirada e entrega dos alimentos. Todas as instituições de ensino participantes receberão um certificado.

Apesar dos avanços no combate à fome, 673 milhões de pessoas no mundo ainda convivem com a insegurança alimentar grave, a fome (FAO/ONU, 2024). No Brasil, segundo levantamento recente da Pnad Contínua do IBGE, 54,7 milhões de pessoas vivem em insegurança alimentar; entre elas, 6,48 milhões em insegurança alimentar grave, quando há fome.

O Dia Mundial da Alimentação, criado pelas Nações Unidas (ONU,) visa promover a conscientização sobre a fome, a pobreza e os desafios relacionados à alimentação saudável e sustentável. A ONG Banco de Alimentos quer celebrar esta data da melhor maneira possível: unindo milhares de pessoas em uma força-tarefa na luta contra a fome.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui