O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, recebe até 16 de novembro a exposição “Transição Energética – Energizando o Amanhã”, promovida pelo Consulado Geral da Alemanha em São Paulo.
Sobre a exposição
Organizada pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, a mostra itinerante passou por cidades como Rio de Janeiro e Brasília e tem por objetivo conscientizar sobre a importância de transformar o fornecimento de energia para proteger o clima e conservar os recursos naturais.
Os visitantes são convidados a explorar o cenário dinâmico da transição energética global e conhecer a importância de um processo sustentável e socialmente justo. A experiência acontece em cinco cubos interativos, cada um abordando aspectos essenciais do debate em torno da transição energética, a partir das perspectivas da sociedade, dos governos, do setor privado e da comunidade científica e acadêmica.
A exposição é dividida em três blocos temáticos: a mudança da matriz energética; a Mobilidade eficiente; e a Transição energética: um desafio global. Cada um dos blocos traz os visitantes para o debate sobre pilares sociais, governamentais, econômicos e científicos que devem ser observados para uma transição energética justa, isto é, que beneficie cada um desses setores.
A transição energética é hoje uma prioridade política internacional. Reduzir o uso de combustíveis fósseis, ampliar as fontes renováveis e cortar emissões de gases de efeito estufa são medidas essenciais para conter as mudanças climáticas, proteger o meio ambiente e garantir segurança energética.
Este movimento está em linha com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 (ODS 7) da ONU, que prevê energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos. Reestruturar o fornecimento de energia para proteger o clima e preservar recursos é, portanto, um dos maiores desafios globais, que debate o assunto em conferências internacionais a exemplo do Acordo de Paris, firmado em 2015, e a COP30, a ser realizada no próximo mês em Belém, no Pará. A chamada transição energética global tornou-se um campo estratégico para a política externa e a diplomacia, exigindo cooperação entre países, diálogo informado e engajamento social.
Nesse contexto, a exposição itinerante internacional “Transição Energética – Energizando o Amanhã” visa apresentar os múltiplos aspectos, desafios e oportunidades desse processo, mostrando que se trata de uma transformação de longo alcance, baseada em inovação, compromisso e cooperação internacional.








