Início Cidades Floresta do Morro Grande, em Cotia, se transforma em Parque Estadual

Floresta do Morro Grande, em Cotia, se transforma em Parque Estadual

Decreto de criação do Parque do Morro Grande foi assinado pelo Governador Tarcisio de Freitas e pelo Prefeito de Cotia Welington Formiga

8
0
Novo Parque Estadual do Morro Grande, localizado em Cotia e Ibiúna, protege as nascentes e cabeceiras do rio Cotia./Foto Sonia Marques

O governador Tarcísio de Freitas anunciou, nesta terça-feira (5) transformação da Floresta do Morro Grande, localizada nos municípios de Cotia e Ibiúna, em Parque Estadual do Morro Grande — uma Unidade de Conservação de proteção integral, gerida pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), por meio da Fundação Florestal. 

O anúncio foi feito durante a abertura do Summit Agenda SP+Verde, no Parque Villa Lobos, na capital.  

O novo parque é cerca de 3 mil hectares maior que o Parque Estadual da Cantareira e tem grande riqueza de flora e fauna da Mata Atlântica. Ele protege as nascentes e cabeceiras do rio Cotia e de outros riachos que contribuem com os reservatórios Pedro Beicht e Cachoeira da Graça, integrantes do Sistema Produtor Cotia, responsável pelo abastecimento de água de alta qualidade para cerca de 400 mil pessoas da Região Metropolitana de São Paulo. 

“Atuamos de forma planejada e estratégica, aliando a preservação de nossa biodiversidade com o reforço da segurança hídrica do estado de São Paulo. Com a transformação do Morro Grande em Parque Estadual, conseguiremos reforçar a gestão integrada do território, ampliando a proteção integral da biodiversidade e conciliando com o uso público sustentável, a educação ambiental e a pesquisa científica”, explica a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende. 

Esse é o 37० parque estadual de São Paulo. Atualmente, as unidades de conservação administradas pela Fundação representam cerca de 20% do território paulista, reforçando o papel estratégico do Estado na preservação dos recursos naturais e na proteção dos mananciais. 

Prefeito de Cotia (PDT) participou do evento ao lado do governador Tarcisio (REP) / Foto: Pablo Jacob

“Mais um compromisso do nosso Programa de Governo cumprido. Fizemos o Tombamento da Vila do DAE do Morro Grande e prometemos lutar e fizemos um pedido ao Governo do Estado ao lado de diversos ambientalistas”, comentou o prefeito de Cotia. 
“Cotia será a locomotiva da sustentabilidade, um pulmão para a humanidade”, completou.  

O Morro Grande é uma das florestas mais estudadas do estado e é referência no Programa BIOTA/FAPESP. Inventários científicos registram 260 espécies arbóreas, 198 aves — sendo 13 ameaçadas — dezenas de mamíferos e uma das maiores riquezas conhecidas de aranhas orbitelas da Mata Atlântica. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui