Início Noticias Escola Móvel de Economia Circular vai de São Paulo a Belém em...

Escola Móvel de Economia Circular vai de São Paulo a Belém em caminhão movido a biometano

11
0

Scania, SENAI-SP, Ultragaz, Itaipu Norte e LOTS Group percorrem mais de três mil quilômetros até a COP30, levando educação e práticas sustentáveis pelo país

Um caminhão movido a biometano, combustível renovável obtido a partir de resíduos orgânicos, está cruzando o Brasil para levar a Escola Móvel de Economia Circular do SENAI-SP até Belém (PA), sede da COP30. A iniciativa une Scania, Ultragaz, LOTS Group e Itaipu Norte em uma jornada de mais de três mil quilômetros, que une logística sustentável, educação e tecnologia.

O projeto propõe uma imersão nos conceitos da Economia Circular, com aulas e experiências interativas sobre reaproveitamento de recursos e redução de desperdício. “O objetivo é mostrar que é possível aliar eficiência logística e impacto ambiental positivo, com parcerias que impulsionam a descarbonização do transporte”, explica Patricia Acioli, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Scania.

A Ultragaz é responsável pelo fornecimento do biometano, enquanto a LOTS Group garante a operação logística, monitorando em tempo real o trajeto do caminhão pelo Centro de Comando Digital. A condução ficará a cargo de uma motorista da LOTS, participante do programa Elas no Volante, que promove a inclusão feminina no setor de transporte rodoviário.

Durante o percurso, a Escola Móvel fará paradas educativas, com destaque para a visita ao SENAI-DF, em Brasília. Em Belém, o caminhão integrará as atividades da COP30, levando uma mensagem prática sobre a transição para uma economia de baixo carbono e a valorização de soluções brasileiras em energia limpa.

O biometano pode reduzir em até 90% as emissões de CO₂ em comparação ao diesel, além de aproveitar resíduos agrícolas e urbanos para gerar energia limpa — transformando passivos ambientais em ativos sustentáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui