Início Noticias Primeiro barco a hidrogênio da América Latina estreia na COP30

Primeiro barco a hidrogênio da América Latina estreia na COP30

12
0

Iniciativa da GWM, em parceria com Grupo Náutica, JAQ e Itaipu Parquetec, reforça avanço em tecnologias limpas e mobilidade sustentável

A GWM apresenta na COP30, em Belém (PA), o primeiro barco movido a hidrogênio verde da América Latina. Batizada de Explorer H1, a embarcação é resultado da colaboração entre Grupo Náutica, JAQ, Itaipu Parquetec e GWM Hydrogen powered by FTXT, e simboliza um novo marco no uso de combustíveis limpos no continente.

A GWM Hydrogen powered by FTXT, subsidiária global da montadora especializada em tecnologias de célula a combustível, é responsável por todas as soluções de operação do hidrogênio no projeto. O Brasil foi escolhido para sediar a primeira ação internacional da empresa fora da China, consolidando o país como polo estratégico para novas energias.

“A participação na COP30 com o barco a hidrogênio reforça o compromisso da GWM com a descarbonização e com o desenvolvimento de soluções concretas para a mobilidade sustentável, ao mesmo tempo em que fortalece nossa presença institucional no debate global sobre sustentabilidade”, afirma Davi Lopes, Head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil.

Durante o evento, o Explorer H1 proporcionará uma experiência imersiva aos visitantes, com todos os sistemas a bordo — iluminação, climatização, cozinha e entretenimento — alimentados exclusivamente por hidrogênio, assegurando zero emissões de carbono. A embarcação também abrigará um auditório para atividades educativas e institucionais, voltadas a ciência, tecnologia e sustentabilidade.

O barco utiliza células a combustível de hidrogênio, que geram eletricidade a partir de reações eletroquímicas, liberando apenas água como subproduto. A tecnologia combina eficiência energética e desempenho, demonstrando o potencial do hidrogênio como alternativa limpa para o transporte náutico e para o futuro da mobilidade sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui